QUEM FAZ O CANOA BLUES 2021

As melhores atrações

SHIRLEY CORDEIRO & DÉBORA MARC

A aproximação entre uma voz marcante e uma guitarra extremamente potente. É assim que pode ser definida riqueza musical da dupla Shirley Cordeiro, cantora, e Débora Marc, guitarrista. Ambas se destacam entre os artistas de Blues cearense e têm obtido muitos elogios nos espaços nacionais do gênero. Donas de estilos firmes, têm criado novas leituras para clássicos do Blues, ressaltando sempre o talento feminino. A participação delas em festivais em diferentes estados vem estabelecendo diálogos culturais importantes.

GABRIEL YANG & ROBERTO LESSA


Dois guitarristas e vocalistas destacados nas cenas do Blues do Ceará e do Nordeste, com trabalhos disponíveis nas principais plataformas de streaming, Gabriel Yang e Roberto Lessa têm trajeitórias distintas. Ambos têm em comum a origem artística no rock, mas integravam formações diferentes até que criaram a Gumbo Blues - manifesto sonoro que mistura temperos variados presentes no Blues e oferece aos ouvintes sabores únicos. Gabriel e Roberto têm trabalho predominantemente autorial.


ANDERSON CAMELLO & CLÁUDIO OLIVEIRA

Duas gerações se alinham no projeto de Anderson Camello e Cláudio Oliveira. Em ambas, a qualidade é a nota que afina os instrumentos. Guitarristas e cantores, Anderson e Cláudio devem ser considerados também pesquisadores e estudiosos do Blues e das vertentes que surgiram em seguida, como o Rithmin & Blues e o Funk. Essas informações têm sido ressaltadas por eles em interpretações inovadoras de clássicos, assim como em composições que vêm sendo elogiadas pelo público.

MARÍLIA LIMA & LEONARDO VASCONCELOS

Considerada uma das principais vozes femininas da black music de Fortaleza, Marília Lima tem nome firmado na cena do Jazz e do Blues, com participações em festivais como Canoa Blues e Jazz&Blues de Guaramiranga. Também cumpre circuitos em casas noturnas especializadas nos gêneros, em parceria com a Associação Casa do Blues. Desenvolve projetos sobre cantoras célebres. Na edição 2021 do Canoa Blues, faz parceria com o pianista e violonista Leonardo Vasconcelos.

JEFFERSON GONÇALVES & MARCELO JUSTA


Aplaudido como um dos mais destacados gaististas brasileiros, com forte inserção no mercado internacional, o carioca Jefferson Gonçalves soma 30 anos de carreira. A longa estrada se divide em espetáculos e uma atuação intensa na didática e como endorser de grandes marcas de gaitas, dedicando-se também a aprimorar a qualidade dos instrumentos. No Canoa Blues 2021 vai dividir o palco com Marcelo Justa, respeitado violonista, guitarrista e cantor cearense, um dos pioneiros da cena blueseira local.